terça-feira, 24 de julho de 2012

Belle Époque

Foi, sem dúvidas, uma era de de luxo  em que a moda e o consumo era pensado para grupo seleto e as disparidades sociais tornavam-se óbvias . No século XIX e início do século XX, a indústria da moda se expandiu a partir da produção de famosas marcas  francesas como: Jacques Doucet (1871), Rouff  (1884),Jeanne Paquin (1891), Soeurs Callot (1895),Paul Poiret (1903),Madeleine Vionnet (1912),Chanel (1925),Elsa Schiaparelli(1927) e Balenciaga (1937).


A moda da Belle Époque é fiel ao espírito do Art Nouveau, uma corrente artística que  é caracterizada por curvas e inspirado pela natureza do embelezamento.A silhueta era caracterizada por curvatura em “s” curva conquistada pelo uso de corpetes e espartilhos apertados que acentuavam os seios e quadris  que eram projetos para fora do corpo, e afinavam a cintura.Essa silhueta ainda era um resquício da forma ampulheta em voga durante o século XIX.






  Os vestidos eram feitos de tecidos suaves e leves, como musseline de seda e chiffon, as cores eram leves, geralmente bege e branco. Ainda era a norma fazer vestidos em duas partes: Corpete e Saia. Os decotes desapareceram das roupas diurnas dando lugar às golas altas de renda  que alta mas a noite usavam decotes quadrados e redondos que permitiam o uso de jóias. 
A moda masculina permanecia estável.


                                                  











Nenhum comentário:

Postar um comentário